A Prefeitura de São José de Ribamar implantou o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica em sua rede municipal de saúde. Para complementar esta ação, o governo do prefeito Gil Cutrim também introduziu no setor municipal de saúde a ferramenta de qualidade 5S, modelo de trabalho que objetiva eliminar desperdícios, melhorar o desempenho dos profissionais, além de estabelecer um ambiente de trabalho totalmente organizado.
Englobando quatro fases (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização), o PMAQ visa ampliar o acesso e a melhoria da qualidade dos serviços, com garantia de um padrão que permite maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica.
O lançamento do programa aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde da J.Lima, oportunidade na qual a chefe do Departamento de Estratégia da Saúde da Família da Secretaria de Estado da Saúde, Silvia Amorim, coordenou a oficina sobre o PMAQ, cujo tema foi “Apoio Institucional como Estratégia de Transformação das Práticas de Produção da Saúde na Rede de Atenção Básica”, e que teve como público alvo os profissionais da UBS.
De acordo com o secretário municipal Rodrigo Valente (Saúde), neste primeiro momento os profissionais que integram as equipes do Programa Saúde da Família do município estão passando por um processo de capacitação, através dos qual, eles poderão organizar melhor os serviços oferecidos; avaliar e solicitar melhoras infraestruturais, dentre outras.