Estado do MA
Um total de 23 bancos foi alvo de criminosos em 2015, contra os 19 assaltos a essas instituições financeiras registradas no ano de 2014, segundo dados do Sindicato dos Bancários. No último mês do ano passado, ocorreram dois assaltos, e os alvos foram as agências do Bradesco nas cidades de Imperatriz e Godofredo Viana.
Um forte aparato policial do 3º Batalhão da Polícia Militar ficou encarregado de prender os assaltantes dessas duas empreitadas criminosas. Em um dos casos, a tesoureira do Bradesco na cidade de Godofredo Viana, identificada apenas como Anne, e ainda o seu pai, o empresário Celso, a mãe Socorro e o irmão Celso Júnior, foram feitos reféns quando saíam para o trabalho, na manhã do dia 1º de dezembro.
Os assaltantes conseguiram invadir a residência da bancária, no bairro São José do Egito, e, em seguida, ela foi levada para o banco para providenciar o dinheiro para os assaltantes. Por outro lado, funcionários da empresa do pai da bancária, localizada no bairro Entroncamento, ficaram esperando abrir o empreendimento, mas, como o empresário não apareceu, acabaram estranhando e acionaram a polícia.
Policiais militares foram até o local e, como os bandidos observaram a presença intensa nas proximidades da residência de Anne, fugiram levando os familiares da bancária. Eles somente foram liberados no povoado Camaçari, distante 8 km de Imperatriz. Nesse mesmo dia, funcionários e clientes do Bradesco de Imperatriz foram assaltados, e os bandidos tomaram rumo ignorado .
O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Markus Lima, também declarou que o bando pode ser o mesmo que, em julho, assaltou a agência do Banco da Amazônia em Imperatriz. A polícia ainda informou que durante em março, abril e julho foram registrados três assaltos a cada mês. Enquanto nos meses de janeiro e fevereiro foram duas agências assaltadas. Já em setembro e outubro, duas ocorrências de assalto a cada mês.
Terror
Bandidos instalaram o terror na cidade de Tutoia, no dia 10 de abril do ano passado. Segundo a polícia, clientes e funcionários foram feitos de reféns dentro de uma agência do Banco do Brasil no município e ficaram sob a mira de arma de fogo de grosso calibre, principalmente metralhadora e pistola.
Dois bandidos ainda conseguiram quebrar o vidro das portas e fugiram levando dois malotes de dinheiro em que havia mais de R$ 180 mil. Os bandidos fugiram em direção à cidade de Timon. O delegado da Polícia Civil Leonardo Pereira falou que o veículo utilizado na fuga, um Fiorino, de placas HNF 5488, teria sido roubado de um dos funcionários dos Correios.
Já no dia 8 de janeiro do ano passado, um bando invadiu a agência do Itaú, localizada na Rua da Paz, no centro de São Luís, onde rendeu o vigilante e fugiu levando os pertences dos clientes do banco e um revólver calibre 38. O delegado Carlos Alessandro de Assis informou que esses assaltantes fazem parte de uma organização criminosa especializada em praticar assaltos a instituições financeiras e estabelecimentos comerciais.
Eles também são suspeitos de terem assaltado, ainda no período da manhã, desse mesmo dia, um correspondente bancário localizado na Avenida Guajajaras, de onde subtraíram a quantia R$ 1.600,00 e arma de fogo do vigilante. A polícia conseguiu abordar a quadrilha nas imediações do bairro do Miritiua e durante a troca de tiros quatro bandidos vieram a falecer. Apenas três deles foram identificados como João Miguel Melo, Jhameison Fernando Ribeiro Ramos e Vaclean Agostinho Alves.
Mais
Bancos assaltados em 2015
Dia 8 de janeiro: Banco Itaú em São Luís
Dia 22 de janeiro: Banco da Amazônia em Vitória do Mearim
Dia 4 de fevereiro: Bradesco da cidade de Parnarama
Dia 10 de março: Banco do Brasil de Balsas
Dia 12 de março: Bradesco de Gonçalves Dias
Dia 18 de março: Banco do Brasil de São Domingos
Dia 10 de abril: Banco do Brasil de Tutoia
Dia 15 de abril: Banco do Brasil de Santo Antônio dos Lopes
Dia 22 de abril: Banco do Brasil de Brejo
Dia 5 de maio: Banco do Brasil de Esperantinópolis
Dia 27 de maio: Banco do Brasil de Imperatriz
Dia 5 de junho: Banco do Brasil de Parnarama
Dia 24 de junho: Banco do Brasil de Buriti
Dia 6 de julho: Banco do Brasil de Paraibano
Dia 7 de julho: Banco da Amazônia de Imperatriz
Dia 13 de julho: Bradesco de Presidente Dutra
Dia 27 de agosto: Bradesco de Monção
Dia 10 de setembro: Bradesco de Açailândia
Dia 11 de setembro: Banco do Nordeste de Presidente Dutra
Dia 6 de outubro: Caixa Econômica Federal de Bacabal
Dia 14 de outubro: Banco do Brasil de Presidente Dutra
Dia 1º de dezembro: Bradesco de Imperatriz e o Bradesco de Godofredo Viana
Fonte: Sindicato dos Bancários do Maranhão
Mais
Explosões
59 agências bancárias foram explodidas no Maranhão em 2015