O advogado maranhense, José de Ribamar Torreão Smith Júnior, conhecido como ‘Dr. Smith’, foi preso pela Polícia Civil do Maranhão, como suspeita de se apropriar. de mais de R$ 1,5 milhão decorrentes de alvarás judiciais de clientes. A prisão ocorreu no Estado do Ceará, na quinta-feira (22).
A ação foi coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos, em conjunto com a Polícia Civil do Ceará.
Segundo a polícia, os clientes contratavam os serviços do ‘Dr. Smith’, mas, ao terem as ações julgadas procedentes, o advogado sacava o dinheiro inteiro, não repassava aos clientes os valores devidos e depois sumia.
Uma das vítimas foi o soldador Raimundo Bandeira, de 68 anos, que conseguiu decisão favorável da Justiça ao pedido de indenização trabalhista. O alvará foi concedido no valor de R$ 433.749,05, mas ele não teve acesso ao montante. No dia 18 de agosto, ele procurou a Justiça do Trabalho e recebeu a informação de que todo o dinheiro havia sido sacado.
Grande parte das ações são decorrentes de indenizações por acidentes de trabalho que deixaram as vítimas com deficiência permanentes, como a perda de membros e paraplégicas.
O advogado também teve bens confiscados e contas bloqueadas, visando o ressarcimento das vítimas.