O aeroporto Renato Cortez Moreira, em Imperatriz, foi fechado por três vezes esta semana para pousos e decolagens por causa de nevoeiro. Nesta sexta-feira (7), por exemplo, os passageiros de dois voos com destino a Brasília tiveram que esperar mais de três horas pra embarcar.
Nos meses de maio e junho é comum o dia amanhecer com forte nevoeiro, que encobre prédios e, por causa da visibilidade, acaba fechando o aeroporto. O resultado são filas, saguão lotado, e malas amontoadas, à espera do embarque.
Nesta sexta, os voos com destino a Brasília estavam previstos para fazer escala em Imperatriz, por volta de 6h, mas os aviões de duas companhias nem chegaram a decolar em São Luís, no horário programado. Foram mais de três horas de atraso.
Imperatriz tem seis voos diários e pelo menos 100 passageiros embarcam em cada um deles. Faltou espaço pra tanta gente. Alguns se acomodaram no chão mesmo. Apesar do transtorno, há quem diga que o melhor é tentar compreender a situação.
“Vão ser cinco horas de atraso por causa do mau tempo. É uma situação em que infelizmente temos que aguardar, porque o clima não ajudou. É uma questão de segurança”, disse o advogado Bruno Soares.
Segundo a Infraero, a instalação de equipamentos mais modernos, para auxiliar na navegação aérea, que têm um custo muito alto, dependeria de uma demanda maior de passageiros. ( Do G1-MA ).