O prefeito de Carutapera, Airton Marques, está sendo acusado de não efetuar o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional – IFA, do Ministério da Saúde aos Agentes Comunitários de Saúde.
A denúncia foi feita pelo SACSRAT-MA – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Regional do Alto Turi – Ma, por meio da Delegacia Sindical dos ACS e ACE de Carutapera, que afirmou ter buscado desde o início de dezembro de 2023, sem sucesso, junto ao gestor municipal o pagamento.
O IFA, também conhecido como “décimo 14°” é uma parcela financeira extra que o Ministério da Saúde repassa aos Estados, Distrito Federal e aos Municípios para complementação de políticas afetas desenvolvidas pelos ACS e ACE, onde o gestor paga como bônus a essas duas categorias.
Vale ressaltar que, no governo anterior esse bônus foi pago rigorosamente durante os quatro anos e na atual gestão desde o primeiro ano encontramos dificuldade no recebimento. Diante do descaso e respeito, os ACS e ACE vem tentando construir um desfecho sem sucesso do pagamento que já deveria ser efetuado tão logo que o Ministério fez o repasse.