Categorias

Alvo do Gaeco é novamente investigado por suposta lavagem de dinheiro e sonegação fiscal

Alvo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) por desvio de verbas públicas via emendas parlamentares da Câmara Municipal de São Luís, Márcio Jorge Berredo Barbosa figura novamente como investigado em inquérito instaurado no âmbito do Ministério Público por suposto crime de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

Documento no qual o Blog do Neto Ferreira teve acesso mostra que a 27ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Ordem Tributária e Econômica enviou um ofício para a 30ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa detalhando movimentações financeiras suspeitas e possível prática de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal de Márcio Barbosa.

As ações criminosas teriam sido cometidas quando ele estava como coordenador de administração e finanças da Fundação Municipal de Cultura de São Luís durante a gestão do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Segundo o titular da Promotoria, João Leonardo Sousa Pires Leal, os atos, em tese, apontam para possíveis ilícitos penais e, devido a isso, determinou a continuação das investigações para promover a coleta de mais elementos que possam comprovar de fato a existência de crime. O inquérito criminal tem 90 dias para ser concluído.

Márcio Berredo foi um dos alvo da Operação Faz de Conta, desencadeada em novembro de 2019, pelo Gaeco e pela Superintendência de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) e a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), para apurar crime de falsificação de documento para recebimento de recursos públicos via emendas parlamentares.

O acusado fazia parte de um grupo criminoso integrado por vereadores, ex-vereadores, secretários, ex-secretários, funcionários e até deputado federal que usava entidades de interesse social esquema de corrupção. .

No decorrer das investigações, o Gaeco identificou que o ex-servidor da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) atuava na elaboração de projetos e prestações de contas para entidades conveniadas com o município de São Luís, em razão de recursos de emendas parlamentares da Câmara Municipal, servindo como ligação com os parlamentares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *