Ocupando um cargo estratégico, o secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Bandeira, tem usado o aparato da máquina governamental para cooptar prefeitos em troca de apoio para o governador Carlos Brandão (PSB), que é pré-candidato à reeleição.
A moeda de troca? O asfalto!
Interlocutores ligados à cúpula do Palácio dos Leões – sede do governo – afirmaram que o chefe da Sinfra vem participando de negociatas juntamente com o irmão de Brandão para “comprar” o maior número de apoio de políticos para a base eleitoral governista.
A reportagem teve acesso ao teor de uma reunião realizada entre um prefeito e Aparício Bandeira. O gestor saiu do encontro com pacote completo: 30 km de pavimentação, reformas, e outras garantias para a sua cidade. Dias depois, o chefe do Executivo anunciou apoio a Carlos Brandão.
Nas redes sociais oficiais da Infraestrutura é possível constatar, devido às publicações, que houve um crescimento significativo de obras asfáticas em diversos municípios maranhenses.
Para arrematar o caráter eleitoreiro dos serviços executados pela pasta, foi anunciado o projeto “Arraial do Mais Asfalto”, fazendo alusão às festas tradicionais juninas do Maranhão.
A Sinfra pretende mandar centenas de quilômetros de asfalto para cidades via o “Arraial”, fazendo um verdadeiro derrame de dinheiro público às vésperas das eleições de 2022.
O programa é encabeçado por Bandeira, com o aval do governador, e pode ser considerado um crime eleitoral, de acordo com o parágrafo IV do artigo 73 Lei 9.504/97 que veda o uso promocional em favor de candidato e a distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados pelo Poder Público..
Pelo menos, três municípios já foram contemplados pelo projeto eleitoreiro.
E a tentativa de cooptar prefeitos por meio da pasta não para por aí. Há também em execução o famoso programa “Mais Asfalto”, que vem distribuindo pacotes de obras para os redutos eleitorais dos políticos aliados.