Equipes do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) estão, na manhã desta segunda-feira (2), finalizando o rescaldo após o incêndio na loja Vem Ki Tem Atacarejo, localizada na Avenida Guajajaras, no bairro Forquilha, em São Luís.
A loja foi destruída pelo fogo na tarde desse domingo (1º). Somente o vigia ocupava o estabelecimento no momento do início do incêndio.
Segundo o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, ainda restaram pequenos focos de incêndio na loja em decorrência da queima de material como plásticos, solventes e similares.
Casas evacuadas no entorno da loja
Ainda nesse domingo (1º), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil cadastrou 30 famílias que tiveram suas residências afetadas. Treze edificações, segundo o comando do CBMMA, apresentaram riscos de serem atingidas pelas chamas e também foram alcançadas pela fumaça e fuligem.
As casas foram desocupadas, e dez famílias precisaram de apoio. Elas foram hospedadas em hotéis custeados pela empresa. Um inquérito instaurado pela Polícia Civil deverá apurar as causas deste incêndio.
Leia a nota do Corpo de Bombeiros:
“O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que um incêndio de grandes proporções atingiu a loja Vem Ki Tem, no bairro Forquilha, nesta tarde.
O CBMMA chegou ao local poucos minutos após o alerta. Foram mobilizados 83 bombeiros, sete viaturas de combate a incêndio, seis viaturas de resgate e duas ambulâncias. Imediatamente, a equipe iniciou o combate às chamas e contenção da fumaça, conseguindo controlar o fogo, a extinção dos focos de calor e rescaldo do prédio e áreas afetadas. Para evitar riscos, algumas famílias de casas próximas ao estabelecimento precisaram ser evacuadas. Não houve vítimas.
A operação também contou com apoio das polícias Militar e Civil, perícia oficial e Defesa Civil Estadual.
Um inquérito será instaurado pela Polícia Civil para, com base nos laudos periciais oficiais, investigar eventual dolo no incêndio.
Sobre os dados de incêndios, a Corporação informa que, na Grande Ilha, no primeiro semestre deste ano, foram registradas 270 ocorrências de incêndios ou princípios de incêndios: 191 em residências (casas e apartamentos) e 79 em estabelecimentos comerciais. No mesmo período de 2023, estes números somaram 322 ocorrências: 210 em residências e 112 em estabelecimentos comerciais”.
Do Imirante.com