No dia 03 de março, servidores das equipes da Estratégia Saúde da Família ( ESF ) e membros do Sindicato dos Enfermeiros de São Luís (Sindenf) protestaram na porta da Secretaria Municipal de Saúde sobre a regulamentação das 30 horas para a jornada de trabalho da categoria.
Os representantes solicitavam que fosse mantida e assegurada a Lei 5.863 de 24 de julho de 2014 que define a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem integrados da administração pública Direta e Indiretamente Municipal em 30 horas semanais e sem redução de salário, tornando nulo os efeitos do ofício circular n 3.186/17 que aumenta 10 horas na jornada de trabalhos semanais destes profissionais.
]
O Vereador Umbelino Junior acompanhou desde o início a reclamação dos sindicalistas e se dispôs a mediar buscando solução a luta da classe.
Primeiramente recebeu em seu gabinete representantes do Sindenf, ouviu suas reivindicações e após reuniu-se novamente com representantes da classe, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Helena Dualibe onde a mesma ressaltou que a greve é legal, solicitou por escrito às reivindicações pois teriam que ser enviadas a Procuradoria Geral do Município e Ministério da saúde para que juntos chegassem a um consenso.
Após reuniões com sindicato e Secretária de Saúde, o Vereador Umbelino visitou a Promotora de Saúde Glória Mafra onde trataram sobre a situação dos enfermeiros e aprimoramento no tratamento humanizado dos atendimentos da população.
Após intensas negociações e em prol dos ludovicenses que buscam atendimento com profissional de saúde. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem integrados na administração pública Direta e Indiretamente Municipal a pedido do Presidente da Comissão de Saúde Vereador Umbelino Junior, em assembleia, a categoria de enfermagem resolveu retomar suas atividades após o feriado da semana santa, na segunda-feira (17), tendo assim, fim a paralisação realizada pela classe.