Do Imirante
Após oito dias, ônibus voltaram a circular na capital maranhense na manhã desta quarta-feira (4). Ontem (3), trabalhadores rodoviários do sistema de transporte público de São Luís decidiram pela suspensão da greve geral do transporte coletivo, e pelo cumprimento de 70% da frota. A decisão foi tomada depois de uma reunião entre os trabalhadores e empresários na Promotoria do Consumidor. A multa aplicada ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema) já ultrapassa R$ 1 milhão.
Desde que a greve foi iniciada, há 14 dias, diversas reuniões, entre empresários e trabalhadores, aconteceram na tentativa de dar fim a paralisação. A Prefeitura de São Luís tentou uma solução para o fim da greve. No entanto, somente depois de o Ministério Público Estadual pedir a execução do termo de ajustamento de conduta (TACs) firmado em 2011 a greve total foi suspensa.
Pelo documento, a prefeitura se comprometia a realizar estudos para análise da situação do sistema de transportes e sua consequente licitação. Três aditivos e três anos depois nada do que a Prefeitura se comprometeu a fazer foi colocado em prática.