Em reunião com o secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, em Brasília, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, e o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Mazzela, garantiram que o cancelamento da licitação para duplicação da BR-135 não inviabilizará a obra.
Os representantes do governo federal prometeram que a duplicação, do trecho de 28 km, entre São Luís e Bacabeira, será iniciada em junho de 2012. “O Maranhão está em uma situação em que não se pode mais esperar”, declarou o secretário durante a reunião.
Na conversa que manteve com os integrantes do Ministério dos Transportes e do Dnit, Max Barros deixou claro que o governo do Estado não concordou com o “cancelamento unilateral da licitação” e exigiu o estabelecimento de prazos rígidos para que não haja mais atrasos na obra.
Na avaliação dele, a data de junho de 2012 é aceitável, levando-se em consideração que a nova pista será construída sobre solo mole e que na região Norte do Estado, de janeiro a junho é praticamente impossível fazer serviços de terraplenagem devido às chuvas.
“O governo do Estado foi tomado de surpresa [pelo anúncio do cancelamento da licitação], mas a licitação já foi cancelada unilateralmente e isso é um fato irrevogável. Dentro desta realidade, o que nos parece claro é que devemos definir, de agora em diante, um cronograma de trabalho rígido, que seja cumprido, porque o Maranhão não pode ficar com essa pendência. São vidas que se perdem todas as semanas nessa rodovia e isso deve ser considerado pelo governo federal”, destacou Max Barros.
Outra preocupação do secretário é com a perda de recursos. Dos R$ 190 milhões deste primeiro trecho, cerca de R$ 60 milhões são oriundos de emendas de bancada. Se não forem empenhados até 31 de dezembro (o empenho só pode ser feito após toda a licitação), esses recursos serão perdidos. “Estamos no limite do prazo”, alertou Barros.
Adequações – Uma solução para o problema financeiro da obra também foi debatido em Brasília. Durante o encontro, que contou ainda com a participação do deputado estadual Alexandre Almeida (PT do B), ficou estabelecido que o Dnit promoverá algumas adequações ao projeto da duplicação. A principal delas diz respeito ao deslocamento da linha férrea que beira a BR-135 no Campo de Perizes. Inicialmente, ela seria deslocada para dar lugar à via, o que não será mais necessário. Segundo os engenheiros do órgão, a solução mais viável e mais barata será criar um sistema de proteção com defensas ao longo da linha e construir a nova pista ao lado dela, usando os trilhos como uma espécie de canteiro central.
Ao fim da reunião, o diretor-geral Jorge Fraxe reiterou que a duplicação está entre as prioridades do Dnit. “Pode-se dizer que hoje é um marco esse projeto de duplicação da BR-135. Essa é uma obra prioritária para o Dnit, e nós nos comprometemos, como exigiu o secretário Max Barros, a estabelecer o prazo máximo de junho de 2012 para o início das obras, após as adequações já propostas nesta reunião”, finalizou.
NA REALIDADE O GRUPO SARNEY NÃO TEM NENHUM INTERESSE PELA DUPLICAÇÃO DESTA RODOVIA, A BR-135. A PRIMEIRA REMESSA DE DINHEIRO PARA A DUPLICAÇÃO FOI DESVIADA HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS. É MUITA FALTA DE VERGONHA NA CARA DESTA CURRIOLA.
Everything is quite open and really clear explanation of problems. was truly data. Your internet site is quite useful. Many thanks for sharing.
That is a subject shut to my heart cheers, exactly where are your get in touch with facts although?
Hi there , I do imagine that is a great weblog. I stumbled on it on Yahoo , i'll arrive again the moment once again. Funds and liberty may be the finest strategy to alter, may possibly you be prosperous and support others.
Thanx for that hard work, sustain the great perform Wonderful operate, I'm gonna start off a little Weblog Engine program function employing your internet site I am hoping you get pleasure from running a blog with all the well-liked BlogEngine.web.Thethoughts you express are truly great. Wish you are going to correct some much more posts.
Following all, what a terrific website and educational posts, I'll upload inbound hyperlink – bookmark this website web site? Regards, Reader.