Categorias

Após quarentena, navio indiano recebe permissão para atracar no Maranhão

O navio MV Shandong da Zhi, que trouxe tripulantes infectados pela variante indiana para o Maranhão, recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atracar na costa maranhense.

A Secretaria de Saúde informou nesta quinta-feira (24), que a embarcação foi liberada da quarentena após a tripulação testar negativo para a Covid-19 e não apresentar nenhum quadro sintomático suspeito.

De acordo com a secretaria, o navio vai permanecer na área de fundeio e depende da agenda do Porto do Itaqui para atracar. O MV Shandong da Zhi está ancorado a cerca de 50 km do litoral de São Luís e chegou ao estado em 14 de maio, vindo da Malásia.

Ao todo, 24 tripulantes estavam no navio. Dentre eles, um indiano de 54 anos que após piora no seu estado clínico, precisou ser internado em um hospital da capital maranhense.

Indiano segue internado

O tripulante indiano de 54 anos, que foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de São Luís após ser diagnosticado com a variante indiana do novo coronavírus (Delta), segue com quadro de saúde grave.

Ele está internado há 1 mês e dez dias em São Luís, após o navio onde ele era tripulante, MV Shandong da Zhi, chegar ao litoral maranhense vindo da Malásia. Em 22 de maio, ele chegou a ser entubado após uma piora no seu estado de saúde.

Sem transmissão local

Após a confirmação dos seis casos da variante indiana no Maranhão, 147 pessoas que tiveram contato direto e indireto foram testadas. O resultado dos exames dos testados foram negativos para a variante Delta e o governo descartou a transmissão local.

Entretanto, seis amostras testaram positivo para a Covid-19. Após os sequenciamento genético feito no Instituto Evandro Chagas, no Pará, o resultado foi positivo para a variante P.1, originada em Manaus.

Do G1,MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *