Investigada pela Polícia Federal por rombo milionário na saúde de Santa Inês, a gestão de Felipe dos Pneus voltou a celebrar contratos de cifras altíssimas com verbas destinadas para a área.
A contratação mais recente foi celebrada com a Biomédica Produtos Hospitalares via Fundo Municipal de Saúde, que é gerido pela secretária Andreia Fontenele de Brito.
O contrato prevê a aquisição de insumos hospitalares pelo valor de R$ 2.053.710,39 milhões.
Em consulta ao site da Receita Federal, a reportagem identificou que a empresa contratada fica localizada em Santa Inês e pertence a Vinicius Rodrigues Assad Maciel.
No final de abril do ano passado, a Polícia Federal deflagrou a operação Free Rider com a finalidade de desarticular o grupo criminoso montado para desviar verbas federais da saúde na Prefeitura de Santa Inês.
As investigações descobriram que o líder do esquema era Felipe dos Pneus, que chegou a ser afastado do cargo por determinação da Justiça Federal.
No inquérito, a PF aponta que a Prefeitura de Santa Inês realizava adesões fraudulentas a Ata de Registro de Preços de outros municípios sem que houvesse o requisito de “vantagem” para a administração pública, posto que, em um dos casos investigados, havia o sobrepreço de 215%.
O esquema era montado em três núcleos: o criminoso com atuação na Prefeitura, o com atuação na Secretaria de Saúde e o empresarial.
O núcleo da Prefeitura seria composto por Felipe dos Pneus e servidores do Executivo vinculados ao setor de compras e licitação, a exemplo da Secretaria de Administração, Departamento de Licitação, Diretoria de Compras e gabinete do Prefeito.
O núcleo criminoso da Secretaria de Saúde é encabeçado pela secretária de Saúde e servidores subalternos, que também cumprem ordens do Diretor de Compras e dos demais envolvidos no setor de licitação (reveja aqui).