Aprovados no Curso de Formação para escrivães e investigadores da Polícia Civil do Maranhão ainda aguardam a boa vontade do Governo do Estado para serem nomeados. Eles não sabem o que tem impedido o ato; haja vista que estão aptos para exercer a função, e ainda existem 23 vagas ociosas para o cargo de escrivão e 321 para investigador, conforme mostra documento abaixo. 12 investigadores e 4 escrivães esperam a nomeação.
Os classificados não aguentam mais a espera, e alegam que desde o começo tem sido difícil. Eles eram excedentes do concurso público de 2012 e conseguiram com muita luta realizar a segunda turma do Curso de Formação, finalizado em dezembro de 2015. Nesta turma, delegados, peritos, investigadores, escrivães, auxiliar de perícia realizaram o curso. Após a formação, o governador Flávio Dino nomeou 12 delegados, 8 peritos, 44 investigadores e nenhum escrivão.
“Mesmo diante do caos na segurança e com a pressão da greve da categoria pedindo melhores condições de trabalho, salários e mais recurso humanos, o governador insiste em negar a nossa nomeação; deixando frustado a nós e a nossas família, prejudicando a sociedade e sem falar do gasto com dinheiro público que teve com esses 12 investigadores e 4 escrivães. Estamos prontos para servir a sociedade e ajudar a segurança a diminuir a criminalidade” declara um dos aprovados que aguarda a nomeação.
Vale destacar que uma das reivindicações do movimento grevista dos policiais civis é justamente o aumento do efetivo. A categoria paralisou as atividades na quinta-feira (16), mas no mesmo dia decidiu suspender a greve, dando um prazo de 24 horas para o governo apresentar uma proposta satisfatória.
Esgotado o prazo e avaliada a proposta, os policiais civis rejeitaram a proposição do governo e mantiveram o efetivo de greve por tempo indeterminado. Mas, a categoria deve se reunir novamente, na tarde desta segunda-feira (20), para deliberar sobre o movimento.
Ainda há excedentes (investigadores) que não fizeram o curso de formação e foram preteridos, visto que não foi seguido a ordem de classificação como manda o edital do concurso.