Os dados da Anac apontam que o monomotor modelo 172P, com número de série 17274982, que foi fabricado em 1981 pela Cessna Aircraft, está com o Certificado de Aeronavegabilidade cancelado, pois o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está vencido desde maio de 2017.
Desde junho de 2020, a Anac exige a apresentação do CVA em substituição à Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e ao Relatório de Condição de Aeronavegabilidade (RCA).
De acordo com a Anac, a Verificação de Aeronavegabilidade é um documento que visa atestar as condições de aeronavegabilidade de uma aeronave, incluindo seus componentes e equipamentos.
Todas as aeronaves registradas no Brasil devem passar pela Verificação de Aeronavegabilidade anualmente, em oficinas certificadas para a revalidação. Se o certificado de aeronavegabilidade estiver suspenso ou cancelado, a aeronave não pode voar. A exceção é apenas em casos de voo de manutenção ou de experiência para renovação do certificado.
O avião de pequeno porte caiu, nesta quinta-feira (27), em Raposa, cidade na Região Metropolitana de São Luís. A informação foi confirmada ao g1, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Célio Roberto. Duas pessoas estavam na aeronave, Wilson Craveiro de Sá Neto e Edson Ruy Cordeiro Marques.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, os homens foram resgatadas com ferimentos leves, socorridas por uma ambulância de Raposa (MA) e encaminhadas para unidades hospitales, em São Luís. Wilson Craveiro foi levado para o Hospital Centro Médico, e Edson Ruy foi levado para o hospital São Domingos.
Imagens que circulam na internet, gravadas após o acidente, mostram que aeronave bateu em um muro do aeroporto de Raposa e foi parar entre as árovores. Segundo os Bombeiros, a aeronave caiu enquanto o piloto fazia uma manobra para aterrissar, com isso, o avião teria colidido contra o muro e depois em uma árvore.