O deputado Bira do Pindaré (PT) solicitou hoje a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar denúncias contra a atuação de planos de saúde no Maranhão.
A coleta de assinaturas começou hoje e se intensifica amanhã. A CPI é desnecessária porque o Ministério Público e a Agência Nacional de Saúde tomaram as providências para exigir do planos mais atenção aos usuários e em alguns casos houve regularidade no atendimento.
Mas a CPI será necessária para saber como a Caema fez um contrato milionário com dispensa de licitação ao valor de R$ 23 milhões com o Unihosp, um plano de saúde dos piores no Maranhão.
Através da Comissão Parlamentar de Inquérito, a Caema terá que explicar como em menos de um ano fez, agora recentemente, um aditivo também ao valor de R$ 23 milhões com o mesmo plano, que tem como dono o enrolado empresário Elie Hachem, amigo pessoal do secretário de Saúde, Ricardo Murad, a quem a Caema bate continência.
Somente através da CPI, o contribuinte maranhense tomará conhecimento de quanto custa cada servidor da Caema ao plano de saúde. E mais: quanto sai o aluguel de uma casa pertencente a um parente de alto funcionário da Saúde para a Unihosp.