O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA) deu início a campanha educativa “Carnaval é gostoso de viver, não dirija depois de beber”. As ações educativas do Detran-MA foram começaram, na noite de sexta-feira (28), com o Bloco do Anjo percorrendo os principais pontos da folia nos circuitos de carnaval na capital.
Durante a ação educativa do Bloco do Anjo, os educadores caracterizados de anjo distribuíram camisas, auréolas e ventarolas com mensagens relativas à associação perigosa de álcool e direção. A ideia do bloco é, além de distribuir material educativo, realizar testes de alcoolemia educativos (teste do bafômetro) e encontrar os “anjos do carnaval” nos grupos de foliões, que são aqueles que vão dirigir e por este motivo não estão bebendo.
Segundo o diretor geral do Detran-MA, André Campos, a ideia central da campanha é salvar o maior número possível de vidas, e fazer com que as pessoas também queiram ser anjos. “O Detran-MA promove ações educativas para que os foliões aproveitem a brincadeira sem transtornos. E nossa equipe está na rua para isso, dando dicas e, principalmente, alertando para quem ingerir bebida alcoólica não dirigir,” destacou Campos que participou da ação educativa.
Pensando nesta combinação perigosa do
álcool e direção, dona Vera Lúcia Oliveira, aposentada, seu filho Wagner Oliveira, bancário e a nora Janaina Lavoura, decidiram indicar um anjo para noite. “Ninguém bebeu ainda, mas nós vamos escolher quem vai beber hoje e quem vai dirigir. Nos outros dias faremos um revezamento para evitar dirigir depois de beber,” afirmou Vera Lúcia, que destacou, também, que a ideia do bloco é muito útil, pois as pessoas precisam se conscientizar que bebida não combina com direção.
blocodetran1Os anjos do Detran-MA percorrem várias festas de carnaval em um automóvel caracterizado com o nome do bloco e iluminado, para chamar a atenção dos foliões. Para José Augusto Soares, taxista há seis anos, este tipo de iniciativa só tem a colaborar
com a vida das pessoas. “A ideia é muito boa. Para nós que trabalhamos no trânsito dá uma sensação de segurança, pois muita gente ainda insiste em beber e dirigir,” enfatizou José Augusto, que foi presenteado com uma camisa de anjo, por dirigir e não beber.
O bloco levou informações educativas aos Bailes da Caixa Econômica e o de Ouro da AABB, e também aos foliões que curtiam o bar Kitaro da Lagoa da Jansen.
Outra novidade deste ano é um contêiner instalado na Passarela do Samba, onde os educadores do Detran-MA também realizam um trabalho de orientação.
A professora de matemática, Ana Carolina Silva elogiou a atitude do Detran-MA.” Gostei da ação educativa do Detran, é importante orientar a população que o trânsito pode ser perigoso, principalmente, pela imprudência de muitos motoristas”.
O Detran-MA também marcará presença no circuito Deodoro/Cajazeiras a partir de sábado (1º) com o Blocão da Vida.