O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou nesta quinta-feira (23) a lei que permite à iniciativa privada a construção e exploração de ferrovias por meio do Novo Marco Legal do Transporte Ferroviário.
Dentre as mudanças, Bolsonaro suprimiu a preferência para as atuais concessionárias para obter autorizações em suas áreas de influência. Além disso, foi vetada a exigência de documentos dos operadores durante o processo.
O modelo de autorizações para ferroviais também acontece nos setores como portuário, telecomunicações e energia elétrica.
Já há projetos em São Paulo, Piauí, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pernambuco, Espírito Santo e Distrito Federal.
O governo afirma já ter recebido cerca de 30 propostas para construção de novas ferrovias, o que corresponde a aproximadamente 11 mil quilômetros de trilhos.
Extremamente importante essa Lei,num País de dimensões continentais onde um par de sapatos sai de Fraca-SP para o Maranhão(mais de 4.000 km),o frete rodoviário pesa muito no preço final do produto.Um vagão de trem leva 3,5x de carga de uma carreta.o oobby das montadoras emperraram e abandonaram nossa malha ferroviária.Hoje graças à o Ministro Tarciso de Freitas o porto do Itaqui ESTÀ ligado ao Porto de Santos(via norte/sul),uma das inumeras conquistas para tornar viavel o transporte netre o o sudeste e o norte do País.Isso não se vê da grande e suja grande imprensa que,não tem nada de esquerda,só teve as mamatas do dinheiro PÚBLICO cortado e investido em obras de interesse público.E,em breve teremos REATIVADO o transporte d passageiros em várias localidades do Brasil.Não sou Bolsonarista,sou brasileiro e quero o desenvolvimento do meu País.