Uma equipe de 16 militares do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) foi enviada para auxiliar nos resgates em municípios do Sul da Bahia, que sofrem com fortes chuvas. Ao menos 19 cidades da região são atingidas por temporais. A determinação do envio dos bombeiros foi feita pelo governador Flávio Dino (PSB), no último sábado (25).
Na manhã desse domingo (26), os primeiros militares maranhenses chegaram em solo baiano e foram recebidos pelo Coronel Marchesini, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Além do Maranhão, Minas Gerais e Espirito Santo também já enviaram profissionais para reforçar o trabalho, que tem a prioridade de mitigar os prejuízos às vítimas.
A Defesa Civil da Bahia e as prefeituras das cidades atingidas informaram no sábado (25) que são quase 4,2 mil desabrigados e mais de 11,2 mil desalojados. Os feridos são 286 e 17 morreram nas enchentes. A população atingida chega perto de 380 mil pessoas de 66 municípios, como Ilhéus, Porto Seguro, Prado e Vitória da Conquista.
A Defesa Civil Nacional já liberou R$ 17,5 milhões aos municípios baianos afetados pelas chuvas para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada.
Para esta segunda-feira (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantêm o alerta de risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia, devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias e à previsão de novas precipitações.