Sem palavra, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), vem ignorando completamente o compromisso firmado com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB) durante a campanha eleitoral.
Em uma reunião às portas fechadas no Palácio dos Leões com o socialista e o senador eleito Flávio Dino (PSB), o parlamentar impôs algumas condições para que abandonasse o projeto eleitoral do senador Weverton Rocha (PDT) e declarasse apoio à chapa governista.
Um dos pontos seria que ele fosse apoiado irrestritamente pelo governo para continuar no comando do Legislativo maranhense. O acordo foi selado.
Após as eleições, o discurso de Brandão mudou e o compromisso, ao que parece, vem sendo quebrado, em direção totalmente contrária ao posicionamento de Flávio Dino, que deseja manter o acordo.
No encontro com a chapa vitoriosa da Famem na noite de segunda-feira (21), o socialista afirmou que o seu apoio será dado para aquele candidato que tiver mais aliados dentro da Assembleia, descartando a possibilidade de apoiar Othelino independente dos nomes que surgirem nas eleições da Mesa Diretora da Assembleia.
“Independente de quem seja o candidato, nós vamos dialogar, aquele que estiver a melhor posição, tiver mais aliados, que construir melhor, esse sim, será o candidato que a gente vai trabalhar para a unidade”, disse.
O atual posicionamento de Brandão reforça que há tempos vinha sendo ventilado pelos bastidores: ele é um gestor sem palavra.
Historicamente, na política maranhense quem não honra os acordos firmados, geralmente, abre crises sem precedentes e ganha a pecha de traidor.
Brandão é o governador e othelino quer se perpetuar no poder, a democracia não coaduna com esse comportamento autoritário do atual presidente da assembleia. Será que há uma monarquia absoluta nascendo na assembleia de othelino?
Assembleia não é de Othelino, tem de mudar se não ele vai complicar brandão..
Othelino quer se perpetuar na Presidencia da AL e a esposa como Senadora da Repúbica(com a nomeação de FD para o Min.da Justiça) sem ter um voto sequer,é muito poder nas mãos de só Deputado sedendo pelo poder.Isso pode causar desequilíbrio entre poderes.