Documento obtido pela reportagem revela que a construção do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) na cidade de Colinas não é fruto de reivindicações do vice-governador Carlos Brandão.
Em 2007, época na qual Brandão ocupava uma cadeira na Câmara Federal, apresentou em plenário o Projeto de Lei nº 1.382/2007 que autorizava o Poder Executivo a criar o Centro Federal de Educação Tecnológica de Colinas, que atualmente é conhecido como Ifma.
Dois anos depois, o então deputado federal entrou com um Requerimento pedindo que retirasse de tramitação o PL para que o prédio não fosse mais construído na cidade.
“Requeiro a Vossa Excelência, nos termos do art. 104, c/c o art. 114, VII, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a retirada de tramitação do Projeto de Lei 1.382/2007, de minha autoria, que “Autoriza o Poder Executivo a criar o Centro Federal de Educação Tecnológica de Colinas, no município de Colinas no Estado do Maranhão”. Sala das Sessões, em 03 de novembro de 2009. Deputado CARLOS BRANDÃO”, diz o ofício enviado ao presidente da Câmara Federal na época.
Após a desistência de Carlos Brandão, Pedro Fernandes, que também era parlamentar, pediu novamente a criação do Ifma, que foi autorizado. O congressista destinou emendas parlamentares para as obras do imóvel e, anos depois, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes enviou recursos para equipar o Instituto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ex-deputado e atual prefeito de Arame, Pedro Fernandes, manifestou profunda insatisfação sobre políticos querendo ser autores de obras suas em Colinas, sem nem ao menos citá-lo.
Assista abaixo: