Do Immirante
Um acidente gravíssimo foi registrado no início da manhã desta sexta-feira (4), na avenida Carlos Cunha (Jaracati), em São Luís, próximo a uma concessionária de veículos. O motorista, o cadete da Polícia Militar, identificado como Thiago Antônio Ferro Castro, morreu no local.
De acordo com testemunhas, ele dirigia o automóvel modelo Etios – de placa OJJ 4904 – em pista molhada – já que chovia no início desta manhã –, quando perdeu controle e bateu, violentamente, contra um poste de iluminação pública.
À Rádio Mirante AM, o sargento Oliveira Filho, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), que chegou logo após o acidente para iniciar o socorro, confirmou que a causa teria sido uma aquaplanagem – ou “hidroplanagem” –, ou seja, quando os pneus do veículo perdem contato com a pista ao passar sobre um fluido (como a água da chuva, neste caso). “Provavelmente, ele aquaplanou em uma poça e veio a colidir com o poste. Do lado do motorista, ele colidiu e recebeu todo o impacto, e veio a falecer na colisão, instantâneamente”, disse.
Outro cadete estava no veículo, foi socorrido e passa bem – não sofreu ferimentos. Eles se deslocavam em direção à sede do Comando da PM-MA, no Calhau. Também em entrevista à Mirante AM, o perito José Carlos, do Instituto de Criminalistica (Icrim), explicou que, mesmo com airbag, como a colisão foi lateral, o dispositivo não ajudou a salvar a vida do motorista, que recebeu todo o impacto. “Acredito que ele desviou à esquerda, depois tentou voltar à direita, perdeu o controle e colidiu fortemente contra o poste”, analisa.