Em sessão nesta sexta-feira (27), a Câmara dos Vereadores de Santa Inês instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar fraudes em contratos milionários e superfaturamento em compras de medicamentos e insumos hospitalares praticados com o aval do prefeito afastado da cidade, Felipe dos Pneus (Republicanos).
Segundo as informações todos os parlamentares municipais votaram a favor na instauração da CPI para investigar os atos do gestor afastado que resultaram na deflagração da operação Free Rider com determinação do Tribunal Regional Federal (TRF-1).
A partir de agora, a Câmara irá criar um grupo de vereadores para analisar as denúncias contra Felipe dos Pneus.
No dia, a Casa Legislativa já havia aprovado o Projeto de Resolução Nº 06/2022 que dispõe da abertura de uma Comissão Especial com a finalidade de também investigar os supostos crimes cometidos pelo prefeito afastado.
A decisão foi acatada por 16 dos 17 vereadores (exceção do vereador Raimundo Vieira Oliveira – vereador Sargento Oliveira).
De acordo com o Legislativo, a Comissão será composta por cinco membros, respeitando a proporcionalidade dos partidos na Câmara Municipal de Santa Inês, com o prazo de 120 dias para conclusão de seus trabalhos.
Os nomes dos componentes da comissão serão indicados pelo presidente da Casa, o vereador Josino Catarino, conforme o Regimento Interno da Casa.
Outro ponto debatido durante a sessão foi a implantação de CPI para apurar as irregularidades nos contratos. O requerimento que solicita a CPI deve ser apresentado na sessão desta sexta-feira (27).