As campanhas eleitorais que acontecem desde o dia 6 de julho por todo o país, devem obedecer normatizações quanto a forma e ao local onde foram publicadas, sendo sujeito a multas que varia entre os valor de RS 5 mil a R$ 15 mil reais.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já recolheu centenas de propagandas eleitorais irregulares espalhadas por São Luís, que são expostas em locais impropriados ou fora dos padrões estabelecidos; o mesmo que ordenou a comissão de poder de polícia para que tirassem peças de propaganda eleitorais em alguns pontos da cidade como: Avenidas dos Africanos, dos Franceses, Estrada da Maioba, Holandeses e Carlos Cunha.
Os candidatos possuem até 48 horas para declararem uma defesa e todo o material recolhido, encontra-se guardado no fórum eleitora de São Luís, o que pode prejudicar a eleição do candidato.
Nos primeiros meses de campanha o TRE já recebeu cerca de 200 reclamações de propagandas eleitorais abusivas o que pode acarretar multas em valores altíssimos. Todos podem contribuir para a fiscalização da propaganda eleitoral irregular, encaminhando a denúncia ao Ministério Público Eleitoral.