Categorias

Candidatos do Maranhão mudaram de raça declarada nas eleições

Candidatos no Maranhão mudaram de cor na autodeclaração de raça entre as eleições de 2018 e 2022. No Brasil, se comparado com as eleições de 2020, nove em cada 100 candidatos que disputarão as eleições de 2022 mudaram a autodeclaração de cor/raça.

No país, ao todo, foram 2.510 candidatos que fizeram a alteração. O número é maior do que em 2018, quando 2.431 candidatos fizeram a mudança em relação à eleição imediatamente anterior, de 2016.

No Maranhão, na maioria dos casos, parlamentares que foram eleitos como brancos passaram a se declarar como pretos ou pardos.

Dentre os casos, estão os deputados estaduais que buscam a reeleição: Daniella (PSB), Mical Damasceno (PSD) e Wendell Lages (PV), que se autodeclararam brancos em 2018 e agora se dizem pardos.

Em outros casos, O deputado Pará Figueiredo (PL) se declarou como pardo na última eleição e agora se denomina como preto. Já Ciro Neto (PDT) disse ser pardo em 2018 e, agora diz que é branco.

Já entre os deputados estaduais que buscam uma vaga na Câmara dos Deputados, Duarte Júnior (PSB) dizia ser branco em 2018 e agora se autodeclarou pardo.

Regra

O motivo para mudança de cor pode ser a distribuição do fundo partidário. Por regra, as legendas precisaram distribuir o dinheiro de forma proporcional para candidatos negros e brancos, levando em consideração o número de postulantes em cada partido.

Outra regra é que os votos dados a candidatas mulheres ou a candidatos negros para a Câmara dos Deputados serão contados em dobro na definição dos valores do fundo partidário e do fundo eleitoral distribuídos aos partidos.

Do G1,MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *