Relatório da Controladoria Geral da União (CGU), feito após fiscalização no município de Sítio Novo, revelou possíveis fraudes em processos licitatórios para o transporte escolar da cidade.
O relatório da CGU, obtido pelo Blog do Neto Ferreira, foi realizado, inicialmente, abordando o período de janeiro de 2014 a outubro de 2015. Posteriormente, após comprovada a situação precária do transporte escolar de Sítio Novo, também foram analisados os anos de 2011, 2012 e 2013.
No documento, a CGU afirma que houve “possível direcionamento” na contratação das empresas, com o “uso simulado” de procedimento licitatório, em ao menos dois anos — 2011 e 2012.
Segundo o órgão, nos dois anos citados as mesmas pessoas foram contempladas com os mesmos processos licitatórios, e não houve ampla e verdadeira disputa. Os fatos levantados pela CGU levam a crer que, ao menos nesses dois anos, a própria prefeitura escolhia, ignorando o processo legal, os contratados — o que configura fraude. Veja, abaixo, em um trecho do documento.