Relatório realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), após fiscalização, revelou a condição precária dos veículos que fazem o transporte escolar de Timon. A fiscalização da CGU foi realizada no município de 23/11/2015 a 29/02/2016.
Entre as irregularidades apontadas pela CGU estão: pneu excessivamente desgastado; pneu de socorro acomodado no interior do veículo, em local inadequado, expondo os passageiros a riscos; assento danificado com desconforto aos usuários do transporte e possibilidade de quedas e machucados; assento sem cinto de segurança; para-brisa danificado (trinca ou rachaduras); e ausência de identificação “ESCOLAR”.
De acordo com o documento da CGU, obtido pelo Blog do Neto Ferreira, foram vistoriados 42 veículos. Em todos eles foram encontradas irregularidades. O relatório mostra que há dois tipos de irregularidades mais presentes nos veículos pertencentes à prefeitura de Timon: pneus excessivamente desgastados e para-brisa danificados.
A frota do transporte escolar de Timon é composta também pela empresa Locar Transportes que foi a vencedora da licitação. Dos 27 veículos vistoriados, todos apresentam diversas irregularidades. O que, segundo a CGU, demanda maior esforço gerencial para correção dos problemas.
O Blog já havia divulgado uma auditoria da Controladoria-Geral da União, que identificou um rombo de R$ 2,5 milhões deixado pela Locar Transportes nos cofres da Prefeitura de Timon, em decorrência de sublocações de veículos irregulares para o transporte escolar.
Também foi noticiado o superfaturamento em dois contratos do transporte escolar firmados entre a gestão municipal e a Locar Transportes no valor de R$ 7,1 milhões.