O suplente de senador Clóvis Fecury não é mais presidente do Democratas no Maranhão. A articulação para tomar o partido foi encabeçada pelo ex-secretário de Desenvolvimento Social do governo Roseana Sarney, Fernando Fialho, que agora passa a deter o comando da legenda no estado.
A falta de liderança e articulação política de Fialho no cenário nacional para conseguir tomar uma sigla sob o comando da família Fecury há dez anos, chamou atenção. O que levou a classe política a duvidar da força do ex-secretário que já teve seu nome envolvido em suspeita de fraude em convênios.
Na verdade, a articulação teria sido feita por um peemedebista de primeira grandeza, com portas abertas em Brasilia. Em conversa com o blog, um político que preferiu o anonimato disse acreditar na participação do ex-presidente José Sarney (PMDB/AP).
Sarney teria orientado Fialho a conduzir o processo junto ao presidente nacional senador Agripino Maia, como retaliação depois que o DEM do Maranhão sinalizou uma aliança com o governo Flávio Dino. Prova disso é que o DEM já fez alianças com o PCdoB nos municípios de Pinheiro, Alcântara e São Luís. Além desses municípios, o Democratas foi dado na cidade de Caxias para o presidente da Assembleia, Humberto Coutinho.
Clovis pagou o preço de ser aliado fiel e submisso. A turma dos sarney não tão nem ai por ele ser bonzinho. Certo mesmo é o cunhado deputado Braga que homem de confiança do presidente Humberto Coutinho e de Flavio Dino e tá correndo atrás dos votos em tudo quanto é lugar