O deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) já aceitou o convite para ser o novo ministro do Turismo, substituindo Pedro Novais, que pediu demissão nesta quarta. Ele já conversou nesta noite como o vice-presidente, Michel Temer, e vai falar ainda com a presidente Dilma Rousseff.
O nome do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) foi descartado na noite desta quarta-feira, depois de uma conversa entre Temer e a presidente Dilma Rousseff. Outro nome cotado era do deputado Manoel Júnior (PB). A bancada do partido, por sua vez, rejeitou a orientação da presidente, que preferia alguém de fora do PMDB.
O episódio também teve o condão de atrapalhar um processo de aproximação que Dilma buscava com o PMDB.
Por fim, a queda de Novais e a novela da substituição pelo deputado federal maranhense Gastão Vieira ofuscaria a tentativa do PMDB de se mostrar como uma força nas eleições de 2012, principal objetivo do Congresso do partido que acontece em Brasília.
Veja abaixo a trajetória de vida do novo ministro do Turismo:
O deputado federal Gastão Vieira está em seu quinto mandato na Câmara.
Formado em ciências jurídicas pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), foi secretário de Planejamento do Maranhão durante o governo de Edison Lobão (1991 a 1994), atual ministro de Minas e Energia, e secretário de Educação no primeiro mandato de Roseana Sarney (1995 a 1998), filha do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Filiado ao PMDB em 1985, deixou o partido em 1990, quando atuou pelo PSC. De volta ao PMDB em 1994, elegeu-se deputado federal pela primeira vez no mesmo ano.
Antes disso, foi deputado estadual no Maranhão por dois mandatos, de 1987 a 1995.
(Do Presidente 40)
Acho que trocaram 6 por meia dúzia
ta de brincadeira né? e por isso e outros motivos que o Brasil nao vai pra frente.!!@#@#
tenha certeza q foi a melhor escolha q a presidenta Dilma fez, pois o Dr Gastao é um homem íntegro, correto e respeitado.
faça alguma coisa por timon-ma,não temos nada atrativo pois mora nesta cidade e recebo sempre suas mensagem escritas boa sorte.