A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu nesta terça-feira (9) a confirmação do primeiro caso de Zika vírus no estado. Após análises dos exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, o vírus foi detectado em amostras de um paciente no município de Gonçalves Dias, localizado a 340 km da capital, São Luís.
Apesar da confirmação do primeiro caso do vírus e da preocupação da chegada de uma nova doença no estado, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, explica que o Zica vírus é menos agressivo que a dengue. No entanto, é necessário que a população adote cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também é o transmissor do vírus da Dengue e Chikungunya.
“A Zika é conhecida por apresentar evolução autolimitada, o que, potencialmente, a difere da Dengue, sendo menos agressiva. Os principais sintomas são febre baixa, olhos vermelhos, coceira, dores musculares e dor de cabeça”, informou o secretário Marcos Pacheco.
O Zika vírus é do gênero Flavivírus, proveniente da Uganda, na África, e está presente também na Ásia, Oceania e América do Sul. As primeiras notificações da doença ocorreram em 2014, no Rio Grande do Norte e, este ano, também já foram registrados casos em Alagoas, Paraíba, Bahia, São Paulo e no Pará.
Este secretário não está preocupado com nenhuma doença nos maranhenses, ele está mesmo é cuidando da saúde financeira dos empresários MÁRCIO PACHECO e ROBERT PACHECO ambos irmão e sobrinho deste Secretário, vendendo gás em São Luís, Barra do Corda e Açailandia e morando aqui em são luis naquele condominio farol da ilha, sendo que o Empresário Márcio Pacheco (Irmão do Secretário) e Robert Pacheco (sobrinho) recentemente aparecerão nos blogs abraçados pelo Secretário Marcos Pacheco e o Governador quando em visita a região do maranhão do sul citados como grandes empresários. Como diz o ditado somente se enriquece herdando ou roubando, até onde eu sei estes cidadãos Márcio Pacheco e Robert Pacheco são pobres de estudos, pois somente tem o 2o grau, mas agora no Governo de Flávio Dino são tratados como grandes empresários, pois anoiteceram pobre e amanheceram ricos, eu gostaria de saber como se faz esta mágica, eu trabalho há 30 anos e tenho nível superior e não consigo enricar, portanto cadê os Orgãos Fiscalizadores para apurar o enriquecimento ilícito desta dupla Pai e Filho. Por apurem, pois estes cidadãos estão vendendo gás e os maranhenses estão morrendo a mingua nos hospitais e pasmem com falta de ar. Será se realmente existe a venda de gás ou somente a emissão das DANFES-Documento de Nota Fiscal Eletronica e cadê a licitação, mostrem nos por favor, pois entendo um pouco da lei 8.663 das Licitações que tem o famoso ditado LIMPE( Legalidade,Impessoalidade,Moralidade, Publicidade e Eficiência) a administração pública e não sujem, a lei 4330 que trata do Empenho, Liquidação e Pagamento, a Lei 101 de Responsabilidade Fiscal e LAI Lei de Acesso a Informação, e olhem que este Secretário é formado em MEDICINA e DIREITO. Médicos somente para os amigos e familiares e o Papel de Advogado somente para beneficiar a sua família.