Dez suspeitos de participação em milícia armada foram presos na zona rural de Fernando Falcão nesse domingo (7). Entre os presos estão um fazendeiro, um coronel da reserva, policiais penais e um militar. Um deles foi preso por resistência, e a polícia ainda apreendeu armas de fogo.
As investigações iniciaram após reclamações de moradores e fazendeiros locais, onde há cerca de 15 dias, muitos homens armados e desconhecidos chegaram na região e passaram a fazer segurança de uma fazenda, em que um suposto proprietário se dizia o dono das terras da região.
Os homens armados faziam blitzen e revistavam quem passava pela região. Diante dos fatos, a equipe da Polícia Civil em Barra do Corda fez o levantamento e descobriu que alguns dos seguranças tratavam-se de policiais militares.
No momento da abordagem policial, o coronel resistiu à prisão e não quis entregar o punhal e a pistola, entrando em luta corporal com os policiais civis, que o dominaram.
Alguns dos investigados são dos Estados do Tocantins e do Pará. Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados à penitenciária local e os militares para a custódia militar. A operação foi realizada pela 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, com o apoio da Força Tática do 5º e 37º BPM.