O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) liberou a reabertura do o Rio Anil Shopping, em São Luís, após um incêndio em uma sala do cinema Cinesystem, que matou duas pessoas e deixou mais 21 feridas. O shopping poderá funcionar a partir desta quinta-feira (23).
Em nota, o CBMMA informou que realizou uma vistoria técnica nas instalações do shopping, nessa terça-feira (21), com o objetivo de analisar as condições para a desinterdição do local.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a administração do shopping também apresentou a documentação exigida, assim como as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) e os laudos técnicos referentes aos sistemas de hidrantes, chuveiros automáticos contra incêndios, sistema de distribuição de gás e outros itens de segurança.
Cumpridos os requisitos, o CBMMA efetuou a desinterdição do Shopping Rio Anil, mas o cinema e área de acesso às salas seguem isoladas.
No dia 7 de março, ao menos 21 pessoas ficaram feridas e duas jovens morreram em incêndio atingiu as salas de cinema do centro comercial. As vítimas foram identificadas como Yasmin Gomes Campos, de 21 anos, e Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos.
A Polícia Civil segue investigando as causas do incêndio. Para os investigadores, o Cinesystem já tinha informado que havia goteiras no cinema e a administração do shopping contratou uma empresa pra fazer os reparos.
Todas as informações fazem parte do inquérito instaurado na Superintendência de Homicídios, que já ouviu um dos gerentes gerais da rede Cinesystem de cinema, que veio de Curitiba.
O contrato de serviço para reparação de goteiras no cinema é mais um elemento que contribui para a tese de que a atividade de manutenção realizada pelo Shopping Rio Anil, no horário da exibição de filmes, seria a causa para o incêndio nas salas de cinema.
Ao g1 Maranhão, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, afirmou que fazer manutenção em horário em que pessoas estão consumindo no shopping é um ato irregular, e que o shopping deverá responder por isso.
“A informação é segura e vamos trabalhar em cima disso. Houve uma falha na prevenção porque eles estavam fazendo manutenção na estrutura da cobertura. Precisamos saber que intervenção era essa pra termos muita resposta para a causa [do incêndio]”, afirmou.
Do G1,MA