Centenas de pessoas acompanham o velório do deputado estadual Humberto Coutinho (PDT) que faleceu nesta segunda-feira (1º) em Caxias. O corpo do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) está sendo velado no Ginásio da Facema no mesmo município, onde recebeu as últimas homenagens.
Além de familiares, amigos e admiradores do deputado, estiveram presentes o governador do Maranhão Flávio Dino e vários deputados estaduais.
Após a divulgação da morte de Humberto Coutinho, o Estado emitiu uma nota de profundo pesar e decretou luto oficial de sete dias.
Por meio de uma rede social, o prefeito de Caxias Fábio Gentil prestou solidariedade com a família do deputado e o considerou um dos mais influentes cidadões da vida sócio-política de Caxias.
“É com imensurável consciência da perda a um dos mais ilustres e influentes cidadãos da vida contemporânea sócio-política administrativa de Caxias, que anunciamos o falecimento do médico Humberto Ivar Araújo Coutinho. Me solidarizo neste momento com a família e os amigos”, disse.
Humberto Coutinho tinha 71 anos e lutava contra um câncer no intestino há quatro anos e teve o quadro clínico agravado nos últimos dias. Natural do município de Pedreiras, ele era médico e iniciou a carreira política em 1988 quando foi eleito vereador. Foi deputado estadual por cinco vezes (1990, 1994, 1998 e 2002), em 2004 foi eleito prefeito de Caxias e reeleito em 2008 para o cargo. Foi novamente eleito deputado estadual em 2014 e desde 2015 era presidente da Assembleia Legislativa.