Categorias

Crescimento de e-commerce impulsiona mercado de classificados online

Os anúncios de classificados existem desde que começaram a circular os impressos. Anunciavam-se produtos para venda e escambo, a exemplo de tecidos, comidas, animais e veículos. E com o passar dos anos o serviço ganhou cada vez mais destaque, sobretudo com os imóveis e veículos. Hoje existe uma infinidade de produtos e serviços em oferta, ao ponto do tímido classificados que habitava em algumas páginas do jornal, ganhar versões impressas exclusivas e portais na internet, acompanhando o avanço da tecnologia. Um exemplo claro de um site de classificados de sucesso online é o VIVALOCAL.

E não é para menos. As mudanças nas relações de consumo têm levado mais pessoas a procurar os classificados online para venda ou compra de diferentes produtos. No atual cenário, que já está marcado na história com um período de transformações, quem conseguir ampliar o seu olhar para além de pandemia vai enxergar um universo de possibilidade acontecendo no ambiente digital. Para se ter ideia, em 2020 as vendas pela internet, de algumas categorias de produtos, mais que dobraram se comparadas aos mesmo período do ano anterior.

É o que aponta um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pelo Movimento Compre&Confie. Produtos relacionados a saúde tiveram crescimento de vendas de 111%, beleza e perfumaria, 83% e os supermercados registraram alta de 80% no faturamento.E não se engane: esses números refletem também a busca por produtos e serviços disponíveis nos classificados online.

Porque anunciar em classificados online?

As vantagens dos classificados online não se restringem aos compradores. Para quem precisa vender os benefícios, vão desde o valor à possibilidade de se conectar com um maior número de possíveis compradores, isso sem falar na flexibilidade: o anúncio fica disponível por quanto tempo for necessário.

Vantagens dos classificados online:

Você no controle: para ter sucesso nas vendas online, comece por escolher uma plataforma que lhe ofereça maior visibilidade, controle de seus investimentos e clareza quanto ao resultado de seu anúncio. Além disso, faça uma descrição detalhada de seu produto ou serviço, oferecendo a maior quantidade de informações que for possível, além de fotos que coloquem brilho nos olhos dos possíveis compradores. Não esqueça de criar um vínculo com os compradores, respondendo pacientemente as dúvidas que surgirem e, se for o caso, estando aberto para receber contrapropostas e pechinchas;

Maior alcance: mesmo com toda deficiência em relação à inclusão digital, é praticamente impossível encontrar alguém que ao menos por um período do dia não esteja conectado, quer seja na escola, no trabalho ou em casa, através do smartphone. Dessa forma, os classificados online devem ser entendidos como uma possibilidade de se conectar com o público quase que instantaneamente. O consumidor usa as ferramentas de busca para encontrar o que precisa, e se o seu produto está online ele vai te achar;

Interação: antes de anunciar, é importante olhar o que é praticado culturalmente em sua região: anúncios em veículos tradicionais como jornal impresso, televisão, rádio, revista, são investimentos eficientes. Porém nenhum deles possibilita a interação e agilidade dos classificados online. Tanto quem quer vender, como quem quer comprar, pode fazer tudo sem sair de casa, através de clique. A modalidade de classificados online garante autonomia, o que gera uma satisfatória sensação de controle da situação;

Liberdade: talvez um dos fatores mais atraentes dos classificados online é que você decide que investimento pode fazer; estamos falando do usuário ter a liberdade de escolher quanto pode investir e quando fará isso, algo que na mídia tradicional não acontece. Além disso, a internet em si já possui a característica de alcance global, não se limitando a uma cidade ou região. Dessa forma o custo x benefício é imenso, pois investindo pequenos valores em classificados online, você alcançar um número surpreendente de possíveis compradores;

Praticidade: diferente da mídia tradicional não existe grande exigência de formatos de arquivo (muitas vezes precisamos contratar uma pessoa que faça o anuncio por não dominarmos os programas de edição), datas e etc. Burocracias, burocracias e burocracias. Na modalidade de classificados online o próprio vendedor cria o anúncio, escolhe as imagens que vão valorizar os produtos, sem falar na flexibilização quanto à periodicidade, ajustes no anúncio sempre que precisar e controle dos gastos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *