Após vistoria requerida pelo SEEB-MA, a Defesa Civil solicitou a interdição e o isolamento do prédio da Caixa Econômica Federal, localizado na Estrada da Vitória, no Monte Castelo.
Segundo o órgão, o prédio apresenta diversos problemas estruturais que colocam em risco a saúde e a integridade física dos bancários que trabalham no local.
“É notório que se trata de uma edificação antiga e que não tinha tal destino [o de abrigar uma instituição financeira]. O desvio de função é mostrado pelas características construtivas – três galpões acoplados – e pelo modelo, induz a dizer que não estão trabalhando coerentemente” – descreve o estudo técnico.
Dentre as irregularidades apontadas no laudo, destacam-se: rachaduras, infiltrações, deformações no forro, piso e divisórias, telhas de amianto, interdição do banheiro feminino e risco iminente de curtos-circuitos.
Antes mesmo do parecer da Defesa Civil, a Caixa já havia sido alertada sobre a situação insalubre do local pelo SEEB-MA e pela Eletrosystem, empresa que presta serviços de manutenção na edificação
Diante da omissão do banco, o SEEB-MA já ratificou o pedido de interdição do prédio à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MA) e cobrou providências do Ministério Público (MPT) para a solução imediata do problema.
Até o momento, a Caixa não se pronunciou sobre o assunto.