Categorias

Deputado expõe esquema das enchentes em Carutapera: “É evidente a fraude “

Nesta terça-feira (4), o deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para revelar a fraude em dados de vítimas de enchente em Carutapera, administrada por Airton Marques.

Em seu discurso, o parlamentar afirmou que o esquema obteve quase R$ 500 mil em recursos federais da Defesa Civil nacional com a justificativa de promover a assistência para desabrigados ou desalojados em decorrência de supostas tempestades que ocorreram no dia 22 de março desse ano.

Lago disse que o prefeito Airton Marques enviou um requerimento ao governo federal informando que 1.090 pessoas estavam desabrigadas no município de Carutapera, no entanto o gestor não emitiu nenhuma nota de solidariedade nas redes sociais durante o período no qual ocorreu a “forte chuva”.

Ele frisa ainda que não foram publicadas notícias nos portais nacionais e estaduais sobre o desastre natural que teria ocorrido na cidade.

“Tudo indicava que era uma fraude”, garantiu Lago.

O caso já havia sido mencionado na Assembleia há 15 dias e por isso o prefeito editou um decreto revogando o estado de emergência no município, alegando que garantiu o reestabelecimento da normalidade nas áreas atingidas pelas fortes chuvas.

“Ele disse que estava garantindo o apoio federal. Claro! Ele já tinha recebido quase R$ 500 mil de apoio federal do governo Lula para ajudar aquelas pessoas, que supostamente desabrigadas ou desalojadas”, afirmou.

Em outro trecho do discurso, Rodrigo Lago revela que a Prefeitura usou um relatório de vistoria idêntico ao cidade de Lagoa Grande, no qual foi assinado pela secretária de Assistência Social, Auzira Rodrigues Costa, que já havia sido exonerada 20 dias antes da data da fiscalização.

“Mas o que é mais incrível, que estou com os documentos em mãos. O relatório da assistência social do município relata que foi feita uma vistoria no dia 24 de abril e o relatório é idêntico ao relatório feito município de Lagoa GRANDE. É evidente a fraude feita no município de Carutapera. E mais grave do que isso. O relatório é datada no dia 25 de abril de 2024 assinado pela senhora Auzira Rodrigues Costa, secretária municipal de Assistência Social. Essa senhora foi exonerada 20 dias antes de assinar esse relatório. Eu tenho certeza que fraudaram este documento, copiaram a assinatura da ex-secretária neste documento, que provavelmente foi surpreendida com a notícia. Eu convido essa senhora denunciar essa fraude, porque em breve será visitada por auditores da CGU ou pela Polícia Federal. E ela tem que apontar quem fez a fraude. Se o prefeito fez a fraude, quem tem que responder por ela é o prefeito.”

Outro ponto citado pelo deputado é que o relatório núcleo geoambiental da Uema (Universidade Estadual do Maranhão) indica que, no período informado pelo prefeito ao governo federal das fortes chuvas, houve uma precipitação de apenas 10 milímetros e no dia seguinte o sol apareceu.

“Consultando o relatório de chuvas feito pelo núcleo geoambiental da Uema, que publica diariamente a quantidade de chuvas em cada município do nosso estado, revela que no dia 22 de março, que foi o dia da suposta chuva intensa, nós tivemos apenas 10 milímetros de água durante todo dia. É uma chuva que ta no limite de ser considerada leve a no máximo moderada, não me parece ser o suficiente cpaz de causar essa tragédia, e no dia seguinte, dia 23, o sol apareceu em Carutapera. Apareceu sol e no outro mês apareceu muito dinheiro federal que infelizmente está em vias de ser desviado pelo prefeito de carutapera que ão deu assistência a nenhum habitante de Carutapera porque la não houve desastre natural algum. Muito menos na proporção que alegou ao governo federal.”

Rodrigo Lago garantiu que já representou aos órgãos de controle para que tomem as providências cabiveis.

Assista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *