O deputado federal João Marcelo Santos Souza (MDB), mais conhecido como João Marcelo Souza, foi o único parlamentar a apresentar despesa com serviço de segurança prestado por empresa especializada no ano de 2021. No total, foi desembolsado R$ 70 mil reais para custear o contrato celebrado com a Horus Segurança.
O gasto, justificado para fim de segurança pessoal, foi divulgado no Portal da Transparência da Câmara dos Deputados, e contabiliza o pagamento de R$ 7 mil reais mensais.
Apesar de ser contemplado como despesas que podem ser pagas com a cota parlamentar, o serviço de segurança adotado pelo congressista causa surpresa, visto que, praticamente, durante esse ano, a atividade parlamentar foi remota, cumprindo a determinação de isolamento social devido a pandemia do Covid-19. A questão é: O deputado contratou segurança para quê mesmo?
O Blog do Neto Ferreira também apurou que houve gastos consideráveis com alugueis de veículos e combustível. Cabe destacar que os trabalhos presenciais estavam suspensos desde março de 2020 e foram retomados no mês passado.
João Marcelo é filho do ex-governador do Maranhão, João Alberto. Durante o mandato do pai, o deputado federal atuou como secretário de Juventude.