Os deputados Bira do Pindaré (PSB) e Marcelo Tavares (PSB) criticaram, na sessão desta quarta-feira (21), a governadora Roseana Sarney (PMDB), por haver mandado retomar sete ônibus escolares novos que o juiz de Bacuri havia determinado que fossem enviados para o município, por conta da tragédia que matou oito crianças quando eram transportadas em pau de arara. Os parlamentares de oposição contaram que a medida tomada pelo juiz foi cassada através de recurso feito pela governadora ao Tribunal de Justiça.
Os dois informaram que o oficial de Justiça veio a São Luís, pegou os ônibus e quando este os levava para Bacuri, os veículos foram retomados. “Quando estavam em Pinheiro, já a caminho de Bacuri, foram interceptados porque a governadora mandou pedir ao Tribunal de Justiça, e o Tribunal de Justiça concedeu a revogação da decisão do juiz do município de Bacuri; e mandou trazer de volta os ônibus”, afirmou Bira do Pindaré.
Já o deputado Marcelo Tavares cobrou do Governo do Estado que faça o transporte escolar dos alunos do ensino médio, que é competência dele. “Lá em Bacuri, segundo a própria Procuradoria do Estado, só tem duzentos alunos. Mas, se o governo gastasse menos com propaganda e mais com transporte escolar, não teríamos tido esse problema, em Bacuri e em outras cidades. Então, deputado César Pires, eu não aceito essa desculpa: a governadora Roseana Sarney tem culpa sim e não é pequena, porque gasta o dinheiro do Estado quase todo em propaganda dizendo: ‘Novos Caminhos pelo Maranhão’. Que novos caminhos?”, afirmou.
Tavares respondeu também às críticas do líder do Governo, César Pires (DEM). “O governo de Roseana, do qual o deputado César Pires é líder, é tão ruim, que eu vou ler algumas frases que vi em veículo da imprensa nacional de grande circulação: ‘A família Sarney está saindo do cenário político, saindo por idade ou cansaço’. Ou seja, o povo cansou da família Sarney, cansou e a família Sarney pelo cansaço, pela idade não, que a governadora Roseana Sarney é muito jovem, se não é por idade, foi por cansaço. A família Sarney acabou no Maranhão e o povo cansou da família Sarney, mas aí esse cidadão ainda diz assim: ‘farei auditoria’, segundo a revista, ele diz que vai fazer a auditoria no Governo do Estado, nos governos anteriores. Quais são os dois governos anteriores? Dois governos de Roseana Sarney. Só se faz auditoria onde se acha que há corrupção”, alfinetou.