O imparcial.
O veto da presidente Dilma Rousseff frustrou o sonho de mais de 30 localidades do Maranhão que acentuavam a articulação política desde a aprovação no Senado do projeto de Lei 098/2012 em outubro deste ano, que permitiria a discussão e criação de novos municípios no Brasil pelas Assembleias Estaduais. O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado André Fufuca (PEN), afirma que a presidente errou ao ter barrado a criação de novos municípios e diz que comissão de deputados irá a Brasília defender derrubada do veto.
Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria “a expansão expressiva do número de municípios” o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa. O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.
Além disso, os técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma “pulverização” na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso, acrescentam na justificativa para o veto presidencial, acarretaria em prejuízos para as cidades menores, além de maiores dificuldades financeiras.
Frustação
“O sonho não morreu, pelo contrario. Isso é reivindicação nacional e nas próximas semanas o Brasil vai está em Brasília. Quanto à reeleição de Dilma, ela pode dar um adeus, pois, o povo desses distritos darão o troco, e isso não é só Barro Duro, é Maranhão, Bahia, Mato Grosso e muitos outros”, diz Paulo Sergio da Cruz ao defender a emancipação do Distrito de Barro Duro, hoje parte do município de Tutóia. Para ele, criar municípios significa redistribuir receitas. A expectativa era de que pelo menos, 188 distritos fossem emancipados, destes, pelo menos 32 no Maranhão.
A comunidade de Barro Duro que em relação a outros possíveis novos municípios seria a 3ª maior cidade em população, com cerca de 16.186 habitantes,ultrapassando os 12 mil aprovados no projeto. Por conta disso, boa parte dos moradores, defensores da proposta, já estava fazendo campanha nas redes sociais buscando apoio para emancipar o distrito, a ponto da comunidade já ter escolhido uma comissão que ficaria responsável para desenvolver a ações junto às autoridades.
Já na zona rural de São Luís, o Movimento de Emancipação do Maracanã organiza carreata e ato público para meados de dezembro em defesa do plebiscito de criação deste que seria um novo município da região metropolitana de São Luís.
BOX
Nazaré do Bruno (Caxias)
Brejinho dos Cocais (Caxias)
Moisés Reis (Codó)
Cajazeiras do Maranhão (Codó)
Novo Bacabal (Açailândia)
Brejinho (Bacabal)
Santa Vitória do Maranhão (Barra do Corda)
Ipiranga (Barra do Corda)
Santo Onofre (Santa Luzia)
Faisa da Chapada do Seringal (Santa Luzia)
II Núcleo (Buriticupu)
Palmares do Maranhão (Itapecuru-Mirim)
Alto Brasil (Grajaú)
São José das Varas (Barreirinhas)
Barro Duro (Tutóia)
Deputado João Evangelista (Zé Doca)
Carnaubeiras (Araióses),
Novo Jardim (Bom Jardim)
Paiol do Centro (Parnarama)
Porto Santo do Maranhão (Turiaçu)
Baixão Grande do Maranhão (São Domingos do Maranhão)
Coque (Vitória do Mearim)
Morada Nova (Pindaré-Mirim)
Auzilândia (Alto Alegre do Pindaré)
Belém do Maranhão (Tuntum)
Vitória da Parnaíba (Santa Quitéria)
Jacaré (Penalva)
Castelo (Monção)
Queimadas (Santa Quitéria)
Maracanã do Maranhão (São Luís)
Maiobão (Paço do Lumiar)
São Simão do Maranhão (Rosário).
A LUTA DEVE CONTINUAR
A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS NO BRASIL EM NÚMERO DE MAIS OU MENOS 180 NOVOS MUNICÍPIOS GERARIA DE FORMA IMEDIATA E DIRETA A CRIAÇÃO DE PELO MENOS 50.000 NOVOS POSTOS DE TRABALHOS NO PAÍS DO DESEMPREGO, NO PAÍS DA EXTREMA POBREZA, NO PAÍS DO ANALFABETISMO, NO PAÍS DA VIOLÊNCIA DESCONTROLADA, NO PAÍS DO ALTÍSSIMO CONSUMO DE DROGAS, NO PAÍS ONDE MILHARES DE POBRES RECEBEM UMA ESMOLA CHAMADA BOLSA FAMÍLIA, EM FIM NO PAÍS ONDE OS INDICADORES SOCIAIS SÃO BAIXÍSSIMOS POR FALTA DE POLÍTICAS SOCIAIS VOLTADAS PARA A MELHORIA DO IDH DO POVO DESTA NAÇÃO.
CRIAR NOVOS MUNICÍPIOS SIGNIFICARIA DEIXAR O DESENVOLVIMENTO ACONTECER NAS MAIS DIVERSAS REGIÕES DESSE PAÍS. O PAÍS MAIS RICO DESSE PLANETA TEM 18.218 MUNICÍPIOS, SENDO O 3º PAÍS MAIS POPULOSO DO MUNDO E SE MANTÉM COMO UMA POTÊNCIA MUNDIAL, O BRASIL É O 5º PAÍS MAIS POPULOSO DO MUNDO E TEM APENAS POUCO MAIS DE 5.000 MUNICÍPIOS. ESTE PAÍS MAL DIVIDIDO TEM MUNICÍPIO COM EXTENSÃO TERRITORIAL MAIOR QUE PAÍSES COMO PORTUGAL, ISLANDIA E SUIÇA, A EXEMPLO DOS MUNICÍPIOS DE ALTAMIRA E ORIMININÁ NO PARÁ E BARCELOS E SÃO MIGUEL DA CACHOEIRA DO AMAZONAS.
VETAR UM PROJETO COMO ESTE SIGNIFICA POR PARTE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DESSE PAÍS COM UMA “CANETADA” SÓ DESTRUIR OS SONHOS DE MILHARES DE BRASILEIROS QUE VIVERAM ATÉ AGORA SUSTENTADOS PELA ESPERANÇA DE VER O DESENVOLVIMENTO ACONTECER SEM QUE PARA ISSO NECESSITE OPTAR PELA MIGRAÇÃO ABSURDA QUE ACONTECE NESSE PAÍS PRINCIPALMENTE DA POPULAÇÃO NORDESTINA QUE A CADA DIA MANDA PARA OUTRAS REGIÕES DO PAÍS MILHARES E MILHARES DE PAIS DE FAMÍLIA QUE OBRIGAM-SE A ABANDONAR AS SUAS FAMÍLIAS EM BUSCA DE MELHORES PERSPECTIVAS DE VIDA.
NESTE PAÍS NÃO EXISTE APENAS UMA MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, EXISTE TAMBÉM UMA MÁ DISTRIBUIÇÃO DE PODER, E VEMOS ISSO AGORA QUANDO UMA AUTORIDADE SÓ VETA UM PROJETO DE LEI COMO ESSE QUE FOI POR 16 ANOS AMPLAMENTE DISCUTIDO POR 513 DEPUTADOS FEDERAIS E 81 SENADORES DA REPÚBLICA, E SEMPRE COM O APOIO DE CENTENAS DE DEPUTADOS ESTADUAIS PREFEITOS E VEREADORES E O AMPLO ANSEIO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA. QUE PAÍS É ESSE? QUAL O CONCEITO DE DEMOCRACIA QUE VIVEMOS NESSE PAÍS?
A CARTA MAGNA DESTE PAÍS NOS DIZ QUE “O PODER EMANA DO POVO” , MAS ATÉ QUE PONTO O POVO BRASILEIRO SABE DISSO? ATÉ A HORA QUE SUFRAGAMOS O NOSSO VOTO AOS NOSSOS GOVERNANTES, DEPOIS PARECE QUE ESQUECEMOS DISSO, E NOSSOS GOVERNANTES NOS VÊEM APENAS COMO SEUS GOVERNADOS E NADA MAIS.
NOSSAS ESPERANÇAS AGORA SE VOLTAM PARA O CONGRESSO NACIONAL QUE SE ESTIVEREM A SERVIÇO DO POVO BRASILEIRO DERRUBARÃO ESSE VETO E DEIXARÃO O PAÍS CRESCER.
ACORDA BRASIL! NOSSOS SONHOS AINDA NÃO CHEGARAM AO FIM!
REINALDO SILVA FRANÇA
PROFESSOR
SEXTA FEIRA, DIA 22 DE NOVEMBRO, FAREI UM DISCURSO NA CÂMARA DE VEREADORES DE TUNTUM/MA, VESTIDO DE PRETO E NA OPORTUNIDADE DAREI UM CARTÃO VERMELHO A DILMA ROUSSEFF, POIS NÃO A TRATO MAIS DE COMPANHEIRA, POIS ELA NÃO É MAIS DO NOSSO PARTIDO O PT E SIM DA ELITE DOMINANTE DESSE PAÍS. DIZ QUE É DEFENSORA DOS POBRES, MAIS O SEU CORAÇÃO ESTÁ LONGE DELES.