O desembargador Marcelino Everton participou da sua última sessão do Órgão Especial nesta quarta-feira, dia 16/8, em razão da proximidade da sua aposentadoria. Na oportunidade, apresentou o relatório da gestão à frente da Ouvidoria do TJMA – que foi aprovado por unanimidade e com elogios pelo Órgão Especial – e destacou o Projeto Fale com o Ouvidor, iniciativa que consiste no ato do ouvidor dispensar um tempo de sua rotina para fazer atendimentos das demandas recebidas, em um contato direto com o jurisdicionado. Citou a VIII edição do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD) e o I Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum) , realizados em maio deste ano em São Luís com uma repercussão positiva, onde teve o maior número de ouvidores registrado no COJUD.
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, falou que essa foi a última sessão do desembargador Marcelino Everton e agradeceu, em nome do TJMA, os serviços prestados pelo magistrado durante toda a sua vida profissional. “Vossa Excelência foi um colega que tivemos a honra e prazer de poder dividir a bancada, aprender com sua simplicidade. Revela a forma de um juiz humano, simples, que tem além de todas as virtudes cardeais que um magistrado precisa para desenvolver sua atividade profissional. Receba, em nome da Corte, os parabéns e voto de sucesso. Aproveite com sua família, amigos e saiba que terá sempre aqui no TJMA todas as portas abertas e que será bem recebido. Foi uma honra tê-lo conosco”, comentou.
Na oportunidade, o desembargador Paulo Velten disse que não poderia deixar de parabenizá-lo pelo grande trabalho que desenvolveu na Ouvidoria Judiciária, sugerindo aos colegas atenção na avaliação do relatório, o qual aponta aquelas unidades que são mais demandadas no período, indicando aquelas unidades que precisam de atenção especial. “A Ouvidoria pode apresentar suas sugestões, reclamações e esse é um momento muito importante de estabelecer um diálogo direto com os nossos jurisdicionados. Parabéns, desembargador! “, finalizou.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, disse que, como seu substituto imediato, o ajudou muito e os representou muito bem em todas as missões que foram dadas. “ Vossa Excelência marca com chave de ouro, sua passagem no Tribunal de Justiça do Maranhão. Tenho orgulho nesses 13 anos no TJMA, de ter convivido com Vossa Excelência”, pontuou.
O 1º vice-presidente, desembargador Ricardo Duailibe, disse que o magistrado se aposentou mas entrou para a história do Tribunal de Justiça do Maranhão como 2º vice-presidente e que sempre teve à disposição e mostrou seu compromisso com a Justiça maranhense.
O homenageado foi aplaudido e saudado pelos desembargadores, desembargadoras e membros do Ministério Público que participaram da sessão, de forma presencial ou remota.
O desembargador Marcelino Everton iniciou sua despedida do Órgão Especial agradecendo as equipes da Ouvidoria, dos Juizados Especiais e a sua família. Se despediu dos colegas do Órgão Especial, falando de sua trajetória na carreira. “Agradeço pela atenção de todos os meus pares, com referência aos meus conterrâneos, aprendi muito com os senhores e estou muito feliz pela minha vivência, minhas origens. Sempre valorizei os estudos e meu trabalho, muito obrigado”, concluiu.