O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, busca novos voos na magistratura e decidiu entrar na disputa por uma cadeira de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Entre agosto de 2022 e janeiro desse ano, duas vagas foram abertas na Corte com as aposentadorias dos ministros Felix Fischer e Jorge Mussi.
No caso de Fischer, a cadeira está reservada à advocacia, e o nome sairá de uma lista ainda a ser elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A de Mussi irá para algum desembargador com base em uma lista tríplice confeccionada pelo próprio STJ a partir de nomes enviados pelos tribunais de Justiça estaduais.
Para o posto, figura como favorito o desembargador de São Paulo, Carlos von Adamek, próximo a Dias Toffoli e ex-integrante do CNJ.
Apesar do magistrado paulista ser o mais cotado, o presidente do TJ do Maranhão já está se movimentando para se sobressair na disputa e ser o nome escolhido para assumir a cadeira no STJ, Inclusive, tem recebido o apoio do ministério da Justiça, Flávio Dino (PSB), em Brasília.
A escolha será feita pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, após o envio da lista tríplice pela Corte.