O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten, e a desembargadora Ângela Salazar, ficaram fora da lista quádrupla para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo mais importante do país.
A eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (23) no Pleno da Corte.
Segundo informações, Paulo Velten recebeu 4 votos, enquanto Ângela Salazar recebeu nenhum.
A seleção ocorreu em duas listas distintas: quatro nomes são de desembargadores dos Tribunais de Justiça dos estados, que disputam dois assentos no STJ; outros três nomes são de advogados, dentre os quais presidente Lula (PT) precisa escolher um. As relações serão agora enviadas ao presidente da República para a indicação dos novos membros da corte, que ainda terão de ser aprovados pelo Senado.
A votação movimentou os bastidores do Judiciário e da política nas últimas semanas.
Foram eleitos pelo Pleno os desembargadores Carlos Vieira Von Adamek, José Afrânio Vilela, Elton Martinez Carvalho Leme e Teodoro Silva Santos – nessa ordem de votação. Na lista dos integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entraram Luiz Cláudio Allemand, Daniela Teixeira e Otavio Luiz Rodrigues Jr. (os dois últimos receberam o mesmo número de votos, mas, pelo critério de idade, a advogada Daniela Teixeira ficou em segundo lugar).
O tribunal está atualmente com 30 ministros (24 homens e 6 mulheres) e terá 33 em sua composição completa. Após a indicação de Lula, os selecionados ainda têm que passar por sabatina e aprovação no Senado antes da posse. O presidente não tem um prazo para a escolha dos indicados