O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Polícia Rodoviária (PRF-MA), Maçonaria do Maranhão e apoio do Grupamento de Emergência Médica (GEM), do Corpo de Bombeiros, realizou ações educativas voltadas para motoristas que seguem para o interior do estado durante o período carnavalesco.
As atividades acontecem na Ponta da Espera, e na cabeceira da ponte do Estreito dos Mosquitos, na BR-135, onde a equipe do Detran como forma de conscientizar os motoristas, alertou sobre os cuidados na condução ao pegar a estrada, como dirigir dentro do limite de velocidade permitida, usar equipamentos de segurança e, principalmente, sobre a combinação perigosa entre álcool e direção, sendo a orientação principal da campanha educativa do órgão que este ano tem como tema “Seja Vivo e viva outros Carnavais”.
As ações educativas do Detran-MA serão realizadas durante todo o período de carnaval, dando prosseguimento agora nos principais pontos da folia do carnaval em São Luís. “Essa é uma determinação da governadora Roseana Sarney, para que possamos conscientizar o condutor folião que vai seguir viajem ou que ficará na capital, para que possa brincar com segurança. Se beber, não dirija, volte de táxi, de carona, ou leve alguém com você que não beba e possa trazer o seu automóvel com segurança”, alertou o diretor geral do Detran-MA, André Campos.
Para o superintendente da PRF, inspetor Valcir Correia, a importância de ações como essa está clara, “precisamos de atos como esse para sensibilizar a população, pois é preocupante o índice de acidentes de trânsito registrados a todo momento. Se não houver uma adesão da população não funciona”, enfatizou Correia.
Além de orientações de segurança dada pela equipe do departamento, os motoristas também receberam um kit com lixocar, panfletos com dicas de um trânsito seguro, preservativos e um bafômetro descartável. “Estamos aqui para chamar a atenção do condutor para obedecer a legislação. A mistura álcool e direção é mortal, a metade das mortes no trânsito estão relacionados a isso, segundo o Ministério da Saúde”, afirmou o coordenador geral da Campanha SOS Vida da Maçonaria do Maranhão, Lourival Cunha.
A campanha também surpreendeu os foliões com a exposição de carros batidos que simulavam um acidente que foram colocados em pontos estratégicos da BR 135 e da Ponta da Espera numa parceria do Detran com a Seguradora Porto Seguro.
Vários condutores ao passar pelo corredor formado pela equipe do Detran, aplaudiram a iniciativa do órgão, ou fizeram sinal de positivo, como forma de aprovação ao ato. “Ações como essa são extremamente importantes e deveriam acontecer em outros períodos. Essa equipe está de parabéns, estão aqui debaixo de sol, em pleno feriadão, para nos conscientizar”, agradeceu o autônomo, Bernardo Neto, que ia passar o carnaval em Bacabal.