Doze ex-deputados federais maranhenses foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República, na última sexta-feira (28), por suposta participação no esquema que ficou popularmente conhecido como a “farra das passagens”. Os ex-deputados maranhenses são acusados de utilizar a verba de passagens aéreas da Câmara e do Senado de forma indevida, para fins particulares.
Entre os ex-parlamentares denunciados, estão o prefeito eleito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e o ex-ministro do Turismo Gastão Vieira (Pros). Veja a lista completa no fim da matéria.
O crime atribuído aos ex-deputados maranhenses é de peculato. Caso sejam condenados, os parlamentares podem pegar até 12 anos de prisão. A farra das passagens foi revelada pelo portal Congresso em Foco, em 2009. O vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP), que também era um dos citados, foi inocentado por Rodrigo Janot da acusação de peculato.
Investigação foi arquivada a pedido de Rodrigo Janot
Nesta quinta-feira (3), o Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou toda a investigação criminal relativa à “farra das passagens”, que corria de forma sigilosa desde meados de 2008. A investigação foi cancelada a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Os únicos punidos no episódio até agora foram servidores de gabinetes de deputados, que acabaram exonerados.
Veja a lista dos ex-deputados maranhenses que foram denunciados
Vice-governador Carlos Brandão (PSDB);
Prefeito eleito de Barreirinhas, Albérico Filho (PMDB);
Ex-ministro do Turismo Gastão Vieira (Pros);
Atual prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB);
Atual prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB);
Prefeito eleito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB);
Ex-deputado Clóvis Fecury (DEM),
Ex-deputado Remi Trinta (PP),
Ex-deputado Julião Amim (PDT);
Ex-deputado Sétimo Waquim (PMDB).
Ex-deputada Nice Lobão (DEM);
Ex-deputado Pedro Novais (PMDB).