O deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA) adotou uma tática chamada pelos pares de “fofoca do bem” para aproximar políticos do Estado em torno de sua pré-campanha à Prefeitura de São Luís. Em recente jantar com um grupo de deputados, em São Paulo, ele explicou sua estratégia.
Para aproximar o ministro da Justiça, Flávio Dino, do governador Carlos Brandão, por exemplo, Duarte Júnior chega pra um e diz: ‘Fulano perguntou de você’. Depois, para o outro a mesma coisa.” E vem conquistando fama de agregador. Todos são do mesmo partido, o PSB.
Afilhado político de Dino, Duarte Júnior diz que já conseguiu sucesso nas primeiras investidas para desfazer intrigas.
Brandão assumiu o governo do Maranhão em abril de 2022, quando o atual ministro deixou o cargo para concorrer ao Senado. Nos bastidores do PSB, há uma dissidência entre os dois, estimulada por líderes locais que buscam construir outros nomes.
Pré-candidato em São Luís, Duarte Júnior tem atuado para apaziguar divergências. Em 2020, ele foi derrotado no segundo turno pelo atual prefeito Eduardo Braide (PSD), que deve tentar a reeleição.
Como mostrou a Coluna, o deputado também esteve reunido com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, em busca de apoio.
Da Coluna do Estadão, por Roseann Kennedy