O deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB), ingressou com uma ação civil pública (ACP), por meio do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo – Ibedec, para que as empresas de ônibus suspendam a retirada de 20% dos cobradores das linhas de São Luís até que seja feita a modernização do sistema. O deputado alerta que a retirada dos cobradores irá afetar a qualidade do transporte público na capital.
Segundo Duarte, a retirada dos cobradores, anunciada no final de maio pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), é uma medida equivocada, uma vez que o transporte público de São Luís não possui sistema informatizado de recarga de passagens.
“Todo e qualquer processo de mudança precisa ser realizado com responsabilidade. Por isso, por meio desta ação, peço que primeiro se informatize e modernize o sistema, para que, em seguida, se promova alterações, assim como aconteceu em Curitiba”, diz Duarte, citando um dos sistemas mais modernos de transporte público do Brasil. Segundo o deputado, “a cidade é exemplo a ser seguido, pois, além da modernização, nenhum cobrador ficou desempregado. Pelo contrário, foram capacitados e treinados para desempenhar novas funções”. Duarte acrescenta que a medida também fere a legislação trabalhista.