Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José de Ribamar (SEMMA) apreenderam, durante operação realizada nesta terça-feira (03), uma caçamba e uma máquina pá carregadeira que estavam retirando ilegalmente barro e piçarra do Parque da Quinta, pertencente a área de proteção ambiental do Jeniparana e que será transformada na primeira Unidade de Conservação Municipal de São José de Ribamar.
Os veículos foram flagrados e apreendidos no momento em que extraíam o material de uma das áreas do Parque. Os dois estavam adesivados com logomarca da empresa Edeconsil Construções e Locações Ltda.
De acordo com informações prestadas pelos condutores, a caçamba e a pá carregadeira são de propriedade da Edeconsil e o material seria utilizado em uma obra que a empresa está executando na Grande Ilha.
Os veículos foram recolhidos e a empresa terá que pagar multa no valor unitário de R$ 4 mil para obter a liberação de cada um deles.
Já a Edeconsil foi autuada por ilícito ambiental e, além de pagar multa, terá que apresentar e executar um Plano de Recuperação da Área Degradada do Parque.