O candidato do clã Sarney, Edinho Lobão (PMDB), e a TV Difusora foram condenados a pagar multa no valor de R$ 203.563,46, por propaganda eleitoral antecipada, após o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) confirmar a decisão do Juiz Eleitoral Ricardo Macieira.
A condenação é fruto de representação da Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE/MA) em razão do candidato ao governo do estado ter veiculado na TV Difusora mensagens alusivas ao Dia do Trabalho e ao Dia das Mães.
Nos dias 1º e 10 de maio deste ano foram transmitidas, ao longo da programação da TV Difusora, 24 mensagens relativas ao Dia do Trabalho e ao Dia das Mães, totalizando 12 minutos de propaganda.
Para o procurador eleitoral Juraci Guimarães Júnior, ficou evidente a propaganda eleitoral antecipada nas mensagens, “sob o pretexto de se divulgar mensagens de felicitações às mães e aos trabalhadores, o candidato cometeu infração de forma dissimulada”, afirmou.
Ainda segundo Juraci Guimarães, o alto valor da multa é justificado porque a propaganda foi nitidamente abusiva, realizada por meio de uma concessão de serviço público que tem alta influência na sociedade brasileira, principalmente, de baixa renda.
COMO PODE A ESPOSA DO CANDIDATO, QUE PARTICIPA DA CAMPANHA, ESTÁ PRESENTE EM PROGRAMA DE TELEVISÃO TODOS OS SÁBADOS?? NÃO ERA PARA ELA ESTÁ AFASTADA, JÁ QUE ESTÁ EM CAMPANHA COM O MARIDO??