O Imparcial
A pouco mais de um mês para o primeiro turno das eleições, a primeira consulta realizada pelo Instituto Impar Pesquisas avaliando a disputa eleitoral em São Luís apresenta um cenário de incerteza sobre o nome que ocupará a cadeira de prefeito a partir de 2017.
Edivaldo Holanda Júnior (PDT) lidera, seguido de perto por Eliziane Gama (PPS), que está empatada tecnicamente com Wellington do Curso (PP). Indecisos, brancos, nulos e sem preferência somam mais que todos os candidatos: 27,83%.
Na pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos pleiteantes ao cargo de prefeito da capital maranhense, o atual prefeito e candidato à reeleição Edivaldo Holanda Júnior (PDT) aparece numericamente à frente com 23,65%, seguido pela deputada federal Eliziane Gama (PPS), que tem 18,50%, e, em sua cola, o deputado estadual Wellington do Curso, que alcançou 16,58%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois opositores do atual prefeito estão empatados tecnicamente.
No segundo pelotão, em que os candidatos não alcançam os dois dígitos, a vereadora Rose Sales (PMB) foi citada por 4,36% dos entrevistados, o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) teve 3,32 % das intenções de voto, o vereador Fábio Câmara (PMDB) soma 3,05% e ZeLuis Lago (PHS), tem 2,01%.
Fechando a lista, com menos de 1% das intenções de voto, Cláudia Durans (PSTU) é citada por 0,44% dos eleitores e, na lanterna, Valdeny Barros é o preferido de apenas 0,26% dos consultados. 9,51% não sabem em quem votar. Brancos, nulos e os que não votam em nenhum dos candidatos somam 18,32%.
A pesquisa foi contratada pelo Grupo O Imparcial junto ao Instituto Ímpar Pesquisas e registrada na Justiça Eleitoral no dia 23 de agosto com o protocolo MA‐02095 no TRE‐ MA. Foram ouvidas 1.146 pessoas em 108 bairros da capital, incluindo a zona rural. O levantamento foi realizado entre 18 e 25 de agosto, a margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O plano amostral segue o método da amostra aleatória simples para a proporção.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que é perguntada a intenção de voto e não é ofertada uma lista com o nome dos concorrentes, avaliando a lembrança do eleitor sobre os candidatos, Edivaldo Holanda Júnior também lidera com 14,31%. No segundo lugar, no entanto, quem aparece é Wellington do Curso, com 7,59%. Com 6,89%, Eliziane está em terceiro. Na sequência, Rose Sales tem 1,57%, Fábio Câmara figura com 1,22%, Eduardo Braide é lembrado por 1,05%, Zé Luís Lago por 0,79% e Cláudia Durans por 0,26%. Nenhum dos pesquisados firmou votar em Valdeny Barros.
A grande maioria do eleitorado consultado, 66,32%, somam brancos, nulos ou não optam por nenhum candidato.
Rejeição
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos registrados na justiça eleitoral. Ao serem questionados sobre qual candidato não votariam, 37,09% dos eleitores consultados indicaram Edivaldo Holanda Júnior. Eliziane Gama é a segunda mais rejeitada, com 15,01%, seguida por Fábio Câmara (5,67%), Wellington do Curso (5,15%), Zé Luís Lago (4,36%), Rose Sales (3,49%), Cláudia Durans (2,01%), Eduardo Braide (2,01%) e Valdeny Barros (1,31%). Os eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 12,74% e os que disseram que não sabem representam 11,17%.
Como já esperado. Edivaldo vem fazendo um trabalho bom. Isso tudo será provado no dia da eleição com a vitória dele nas urnas.
Edivaldo está disparado na liderança em todas as pesquisas, sua liderança já está consolidada, a briga agora agora vai ficar entre Eliziane e Welligton para ficarem em segundo lugar, isso é, só vai valer a pena se tiver segundo turno, pois tou achando difícil termos segundo turno.
Edivaldo segue mostrando que é o melhor candidato pra estar na prefeitura na preferencia do povo.