Está articulada para sexta-feira (16) a eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O pleito confirmará a reeleição da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB) e vai garantir a renovação dos demais postos de direção [vice-presidências e secretarias].
A eleição para a Mesa da Assembleia deveria ocorrer regularmente somente no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da atual legislatura, ou seja, em 2025. Os deputados, contudo, decidiram mudar o Regimento Interno da Casa e antecipar o pleito para este mês, apenas 5 meses depois da primeira eleição que decidiu o primeiro biênio de gestão.
A antecipação ocorre depois de ter sido aprovado em segundo turno, na manhã de ontem (13), o Projeto de Resolução de autoria de autoria do deputado Antônio Pereira (PSB).
A matéria alterou o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e autorizou a movimentação.
O projeto já havia sido aprovado em primeiro turno no início do mês. A princípio, o pleito ocorreria no dia 20 de junho, mas uma alteração proposta pelo deputado Neto Evangelista foi aceita e permitiu a realização de uma nova eleição para esta semana.
Promulgada
Logo depois de o Plenário ter aprovado a antecipação da eleição da Mesa em segundo turno, na sessão de terça-feira, a presidente da Casa, Iracema Vale, convocou sessão extraordinária para que a peça fosse à promulgação.
A sessão foi aberta por volta das 10h45. Houve a confirmação de presença dos deputados no painel eletrônico – para a conferência de quórum mínimo -, e logo em seguida o projeto foi promulgado. O Imirante transmitiu a sessão ao vivo.
A eleição somente pode ocorrer depois de 48 horas da promulgação do projeto, por isso a escolha pela data de sexta-feira.
Do Imirante.com
Prezados,
Faz-se necessário a Alema tornar público qual a vantagem para o poder legislativo ou a população (se é que existe), em se fazer duas eleições para a mesa diretora da mesma, uma em janeiro de 2023 e essa agora.